Por A Crítica
Foto: Reprodução
O 190 do Amazonas vai passar a ter acesso aos dados de localização de um veículo utilizado em viagens do aplicativo Uber em tempo real, além de dados dos ocupantes do carro, se o usuário ou motorista ligarem para a polícia usando o aplicativo. Na prática, o atendente do 190 receberá automaticamente na tela do seu computador, junto com a chamada de voz, um pacote de dados na tela com todas essas informações, poupando um tempo importante em que o atendente pediria essas informações .
Primeira – Esse é o teor da parceria que será assinada hoje entre a Secretaria da Segurança Pública do Amazonas e a Uber, primeira do gênero na região Norte e apenas a terceira no Brasil – só os estados do Rio de Janeiro e Maranhão tem acordos semelhantes.
Exemplo – A empresa, que já possui essa integração em diferentes estados dos Estados Unidos e México, passou a oferecer os mesmos recursos às polícias brasileiras e está em conversas também com outros estados. Um raro exemplo de colaboração público-privada no aproveitamento da tecnologia para incrementar a segurança de todos.
Sem ministério – Ontem, no dia dos namoradores, internautas cobraram promessa de campanha de Lula , que disse que, no governo dele, todos iriam namorar. O presidente se manifestou e pediu desculpas por não cumprir a promessa.
Suframa – O ex-deputado estadual Belarmino Lins assumiu a superintendência adjunta de operações da Suframa. A portaria com a nomeação foi publicada pelo ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, no Diário Oficial da União (DOU), de ontem.
Esgotado – O “Cabaré Chinelo”, do Ateliê 23, será apresentado no Teatro Amazonas no dia 2 de julho e esgotou os ingressos da plateia em três horas. O espetáculo, inspirado na pesquisa de Narciso Freitas e em parceria com a companhia de teatro argentina García Sathicq, propõe ao público uma imersão na Belle Époque manauara entre 1900 e 1920, para contar histórias de mulheres reais que foram levadas à prostituição, em um grande esquema de tráfico internacional e sexual no início do século XX, na capital do Amazonas.
Provas anuladas – O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) anulou provas colhidas contra o ex-ex vice-governador do Amazonas Henrique Oliveira, contra a ex-mulher dele e ex-candidata a deputada estadual, Adriana Mendonça e contra o empresário Antônio Lima Júnior por suspeita de “Caixa 2” na eleição de 2022.
Inocentado – A Defensoria Pública do Estado do Amazonas conseguiu provar a inocência de um homem que estava preso no lugar do irmão gêmeo. O julgamento aconteceu na última quarta-feira, durante o Mutirão do Júri, que ocorre até o dia 31 de julho, no Fórum Henoch Reis, no Aleixo, na Zona Centro-Sul de Manaus. O crime aconteceu em janeiro de 2010, no bairro Compensa, na Zona Oeste de Manaus.
Investimento – O Governo do Amazonas, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) e da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), liberou ontem R$ 600 mil a ser investido na pesca em Codajás (distante 240 quilômetros de Manaus). O valor corresponde a máquinas, equipamentos, apetrechos e custeio para a pesca, e beneficia 43 pescadores.