‘PRODECA FAZ BONITO’ realiza oficinas de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes em Manaus

Educação

Foto: Divulgação

O Observatório dos Direitos da Criança e do Adolescente (PRODECA) por meio da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) realizou na manhã de terça-feira (18/04), a abertura do evento “Prodeca faz bonito” com a realização de oficinas de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, na Escola Estadual Maria da Luz Calderaro, localizada no bairro da Redenção, Zona Oeste da cidade.

O encontro reuniu gestores, professores, acadêmicos da UFAM e alunos da rede estadual de ensino e teve o objetivo de discutir sobre violência sexual especificamente violência contra criança e ao adolescente, subdivide-se em: abuso sexual intrafamiliar ou interpessoal e na exploração sexual comercial e não comercial que vem se incorporando na agenda pública e está sendo problematizada como crime, violação de direitos humanos e no caso da exploração sexual uma forma moderna de
escravidão. 

As oficinas acontecerão também em algumas escolas do interior do Amazonas em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (SEDUC). A coordenadora do Prodeca, professora Doutora Hellen Bastos Gomes, frisou a importância da realização de oficinas de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. 

“A finalidade das oficinas é discutir de forma clara e real a questão da pratica da violência sexual e seu desdobramento o abuso sexual que é entendido como produto das desigualdades, agregada à violência estrutural, manifestada pela dominação do adulto sobre a criança e ao adolescente”, destacou. 

O PRODECA é um programa de extensão da UFAM e tem por objetivo disseminar os direitos da criança e do adolescente na cidade de Manaus. O Programa em parceria com a SEDUC visa garantir a construção e repasse de conhecimento aos alunos do Ensino Médio do Estado do Amazonas com intuito de garantir acesso à informação sobre Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA e Campanha Nacional sobre Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *