Chuva causa diversos transtornos em Manaus e Prefeitura coloca cidade em estágio de mobilização

Manaus

Amariles Gama

online@acritica.com

Moradores de diversas zonas de Manaus já sofrem com os transtornos causados pela forte chuva que começou a cair na tarde desta quarta-feira (17) e continua durante a noite. No bairro São José 2, na Zona leste da capital, pelo menos 40 casas ficaram alagadas, segundo informações dos moradores. A área é uma das mais afetadas pela chuva, até o momento, afirma o Centro de Cooperação da Cidade (CCC), que também confirmou que a cidade está em estágio de mobilização.

Segundo o órgão, o estágio de mobilização é o segundo nível em uma escala de cinco e significa que há riscos de ocorrências de alto impacto, com possibilidade de inundação em alguns pontos da cidade. Até o momento, foram registradas 13 ocorrências, sendo cinco de alagação, segundo a Defesa Civil do município.  

O industriário Marcos José Rodrigues, de 39 anos, morador do bairro São José 2, teve a casa alagada por conta da forte chuva. Ele conta que pelo menos 40 casas da rua Rouxinol, onde ele mora, foram tomadas pelas águas da chuva, que também alagaram completamente a rua. Segundo o industriário, a chuva começou por volta de 17h, e rapidamente, cerca de 30 minutos depois, as águas já começaram a invadir as casas. “Aqui é uma área próxima de um igarapé, e sempre alaga depois que fizeram uma obra aqui. Tem pelo menos 5 anos que estamos nessa situação, quando chove sempre alaga. Dessa vez agimos rápido e conseguimos levantar os móveis, mas tem casas aqui que tiveram que colocar as camas pra fora. Todas as casas aqui da rua estão nessa situação”, relatou o morador.  

Altemir Colares, morador da mesma área, também teve sua casa invadida pelas águas da chuva. Ele conta que a alagação acontece desde que construíram uma nova avenida que corta a rua.“A passagem de nível dela eles colocaram uma tubulação muito fina, então, não aguenta a quantidade de água que passa por lá e alaga tudo, tanto essa rua quanto a avenida principal”, relatou o morador.

Nas últimas 12 horas foram registrados 62.7 milímetros de chuva, tendo a zona Leste como a área mais afetada no momento. Segundo a Defesa Civil, há possibilidade de nova mudança de estágio devido à chuva e/ou outros fatores. Conforme o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), núcleos de chuva ganham intensidade sobre a zona Oeste e se deslocam para a zona Sul. 

A Prefeitura de Manaus informou que a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) monitora as situações de emergência pela cidade para identificar as causas dos alagamentos por todas as zonas da capital, e que equipes da Defesa Civil já estão nas ruas para atender ocorrências.  “Nos principais pontos de alagamento das zonas Leste e Centro-Sul, o corpo técnico identificou que os bueiros estavam obstruídos por lixo, descartado de forma irregular nas ruas e avenidas e arrastado pelas águas da chuva”, informou a prefeitura.  

Ainda segundo a prefeitura, as equipes do Distrito de Drenagem e Dragagem foram acionadas para atuar nos pontos mais críticos, onde deverão realizar, emergencialmente, a desobstrução das caixas coletoras de águas pluviais, para que escoam de forma correta, também contribuindo para evitar novos alagamentos.  

Recomendações 

  • Siga sua rotina, mas fique atento;
  • Acompanhe a previsão do tempo e suas atualizações;
  • Mantenha-se informado, por meio dos meios de comunicação e canais oficiais da Prefeitura de Manaus;
  • Se necessário, use os telefones de emergência 193 (Corpo de Bombeiros) e 199 (Defesa Civil).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *