Calor intenso pode aumentar focos de incêndio em Manaus; 1º semestre teve 27 registros na capital

Amazônia Manaus Política Saúde

Karol Rocha

online@acritica.com

Foto: Divulgação

Vinte e sete focos de queimadas foram registrados na área urbana de Manaus entre janeiro e maio deste ano, conforme dados da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) repassados nesta quinta-feira (1º) ao A Crítica.

O secretário da Semmas, Antonio Stroski, comenta que o período foi de intensas chuvas e, por isso, foram registrados poucos focos de queimadas na capital amazonense. Entre as áreas mais afetadas, conforme ele, estavam as zonas Norte e Leste. “Nós tivemos 27 focos de queimadas pontuais de resíduos, principalmente na área urbana de Manaus.”

Nos próximos meses, como agosto e setembro, o secretário afirma que os números costumam aumentar devido ao período seco e ao intenso calor em Manaus.”A expectativa é que aumentem as ocorrências nos meses de agosto e setembro. Esse período é geralmente o pico das queimadas no Amazonas como um todo”, destacou.

Como combate aos focos de queimada, o secretário da pasta explica que já neste mês de junho, a Secretaria inicia a campanha ‘Manaus Sem Fumaça’, que alerta sobre as consequências de promover focos de queimada, bem como o reforço de contatos para denúncias.”Nós vamos iniciar essa campanha na segunda-feira, dia 5. O intuito é conscientizar a população sobre a importância de pararmos com as queimadas, tanto de vegetação como de resíduos, no verão, quando há pouca chuva. Nós vamos promover várias abordagens e também vamos contar com o apoio de outras estruturas da Prefeitura.”

Para denúncias de focos de queimadas em Manaus, a Semmas divulga o contato: (92) 98842-2161 e e-mail: denuncias.semmas@pmm.am.gov.br.

A reportagem também solicitou dados da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) em relação aos números de focos de queimadas no Amazonas em 2023, mas não obteve respostas até o fechamento desta matéria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *