Entidades estudantis promovem protesto contra o aumento da passagem

Manaus

acritica.com

online@acritica.com

Entidades estudantis de Manaus promove, na próxima segunda-feira (22), um protesto contra o recente aumento da passagem de ônibus. O movimento critica o aumento de R$ 3,80 para R$ 4,50 e considera o reajuste abusivo, feito sem diálogo com a sociedade

O ato terá concentração na Praça da Saudade, mas deverá marchar até a frente ao Sinetram (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas), localizado na avenida Constantino Nery. As organizações envolvidas estimam a presença de pelo menos 500 pessoas, entre estudantes, representantes das entidades estudantis e cidadãos engajados na causa.

Participam do ato a UEE (União Estadual dos Estudantes), a UJS (União da Juventude Socialista), a UNE (União Nacional dos Estudantes) e a UESA (União dos Estudantes Secundaristas de Amazonas).

Em nota, as entidades afirmam que o aumento da tarifa de ônibus tem gerado grande preocupação na população, especialmente entre as famílias de baixa renda, que dependem do transporte público para se locomover pela cidade. “Além disso, a frota de ônibus em Manaus tem apresentado condições precárias, com veículos antigos, falta de manutenção adequada e problemas constantes, o que compromete a qualidade e a segurança do serviço prestado à população”, apontam.

O movimento reivindica que a Prefeitura de Manaus reavalie o aumento da passagem de ônibus e priorize a melhoria do sistema de transporte coletivo na cidade, garantindo condições dignas e acessíveis para todos os usuários.

As entidades afirmam que a justificativa de que o aumento visa cobrir o reajuste salarial de motoristas e cobradores é uma uma manobra da prefeitura “para jogar a categoria dos trabalhadores contra os usuários afetados pelo aumento, visto que o reajuste salarial não deve ser condicionado à variação de valor da passagem”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *